Síndrome do Intestino Irritável (SII)
A SII é uma desordem funcional do intestino.

Dr. Benevenuto, L. C. - Nutricionista

CRN 93100123

Graduado em Nutrição pela UERJ 

Mestre em Nutrição Humana (UFRJ)

Membro da Soc. Brasileira de Alimentação e Nutrição

Membro da Soc. Latino-Americana de Alimentação e Nutrição

Como o Dr. Benevenuto pode me ajudar ?

Experiência - Nesses mais de 20 anos de experiência, atendendo em Hospitais Universitários e nos consultórios, colaborei com centenas de casos de S.I.I.. Veja, abaixo, alguns relatos de pacientes.

Formação - Me formei em Nutrição pela UERJ em 1992 e conclui meu mestrado em Nutrição Humana no ano de 2000 pela UFRJ. Membro da Sociedade Brasileira e Latino-Americana de Alimentação e Nutrição.

O que é S.I.I. ?

É um termo aplicado a uma associação de sintomas, que consistem mais freqüentemente de dor abdominal, estufamento, constipação ("intestino preso") e diarréia. Muitos pacientes com SII alternam diarréia com constipação. Pode haver muco presente junto às fezes.
É um problema comum, afetando cerca de uma a cada cinco pessoas, mais comum em mulheres.


O que causa a S.I.I. ? 
Os sintomas não são causados por uma doença. Os estudos têm demonstrado que o intestino dos portadores de SII parece ter uma sensibilidade aumentada (são mais sensíveis) a diferentes estímulos como determinados alimentos e a ansiedade (stress).

Como a alimentação interfere nos sintomas da S.I.I. ? 
Na SII
a atenção na escolha dos alimentos é fundamental. É importante avaliar quais são os alimentos que causam mais sintomas. A orientação de um nutricionista, específica e personalizada, ajuda muito no controle dos sintomas.

- Relatos de Casos -

           

            Márcia Tobias

Há uns 5 anos atrás comecei a ter problemas com intestino preso. Procurei vários médicos, fiz dieta, tomei medicação e nada mudava. Depois de um tempo comecei a sentir o meu abdômen muito inchado, em qualquer momento do dia, azia, má digestão e enjoo. Por minha conta retirei o leite de vaca e o café, pois imediatamente após o consumo, eu sentia azia e mal estar. Passou-se mais um tempo e todos os sintomas continuaram e cada vez mais intensos. 
   Procurei novamente vários especialistas diferentes. Fiz vários exames, endoscopias, ultrasom's, trânsito, sangue, urina, fezes etc.. E tudo dava normal. Tomei diversas medicações. No inicio de cada novo tratamento, eu melhorava um pouco e depois voltava tudo novamente. Até que um dia, ao falar para um gastro que não me sentia bem ao consumir leite. Ele simplesmente falou: Então você é intolerante a lactose!! Ao chegar em casa, pesquisei daqui, pesquisei dali e por minha conta tirei tudo que tinha lactose. Senti uma melhora. Mas os sintomas continuam.

   No auge do desespero, fui a um médico em Campos, sendo que morava em Macaé. Ele novamente pediu vários exames e indicou a seguinte dieta: zero lactose, zero glúten e zero carne vermelha. Vamos lá, segui tudo. No primeiro mês da dieta, perdi 5 quilos. Tá certo que nesse peso, uma parte era gordura, mas para quem tem 1,65 m, sair de 55 kg para 50 kg, faz uma diferença absurda. A melhora foi imensa comparando com os outros tratamentos anteriores, mas os sintomas continuavam. E o intestino? Mais preso do que nunca.
   No ano passado, mudei para o Rio. Procurei um novo especialista na área. Um gastro especialista em síndrome do intestino irritável, ele pediu uma tomografia do intestino (exame chato e desconfortável) e indicou: "Retira também os grãos em geral". A sua saúde esta em dia, você não tem nada, só a síndrome mesmo e é só seguir a dieta e tomar fibra. E desta forma continuei na dieta: zero lactose, zero glúten, zero carne vermelha e zero grãos. 

            Rosangela Ortiz :

   É eu tinha um problema parecido com o de Márcia Tobias, sempre passando mal... Deixando de comer as coisas por problemas digestivos, comigo sempre foi assim, comia e o organismo não digeria.....aí passava mal... Já fiz de tudo, todos os médicos e remédios, melhora, mas não resolve, então deixava de comer e aí tinha outro problema: ficava fraca, cansada e desnutrida... 

   Quando um dia na rede social, vi (em Março deste ano), a página do Dr.Nutricionista Benevenuto, devido a inúmeros relatos de pacientes agradecidos, resolvi tentar mais uma vez resolver o meu problema de digestão, cansaço... 
   Ao final de duas consultas e um plano alimentar adequado de pequenas porções ao longo do dia, inclusive nas refeições principais,...fui me recuperando e hoje estou muito bem!
Fica aqui o meu agradecimento,muito obrigado Dr.Bevenuto,espero sinceramente que o Sr. consiga continuar ajudando pessoas por muito anos !!! 

CONTATO & LOCALIZAÇÃO -  Clique Aqui -

1 Coríntios 6:12

Todas as coisas me são lícitas (comida, bebida), mas nem todas me convêm e NÃO ME DEIXAREI DOMINAR por nenhuma.