Vegetarianismo ?

     - Estrito - Ovolactovegetarianismo - Lactovegetarianismo - Ovovegetarianism

nutricionista vegano

Dr. Benevenuto, L. C. - Nutricionista

CRN 93100123

Graduado em Nutrição pela UERJ 

Mestre em Nutrição Humana (UFRJ)

Membro da Soc. Brasileira de Alimentação e Nutrição

Membro da Soc. Latino-Americana de Alimentação e Nutrição

nutricionista vegano

Como o Dr. Benevenuto pode me ajudar ?

Experiência - Nesses mais de 20 anos de experiência, atendendo em Hospitais Univeritários e nos consultórios, colaborarei com crianças, adolescentes, adultos, gestantes e atletas vegetarianos.

Formação - Me formei em Nutrição pela UERJ em 1992 e conclui meu mestrado em Nutrição Humana no ano de 2000 pela UFRJ. Membro da Sociedade Brasileira e Latino-Americana de Alimentação e Nutrição.

O que é Vegetarianismo?

É o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes.

O vegetarianismo costuma ser classificado da seguinte forma:

(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.

(b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na alimentação.

(c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na alimentação.

(d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na alimentação.

A filosofia do veganismo (não consumo de qualquer produto que gere exploração e/ou sofrimento animal) adota o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação. Por isso, costuma-se também chamar de “vegano” aquele que não consome nenhum alimento de origem animal (carnes, ovos, latícinios, etc.).

Veganos são mais saudáveis?

Dietas vegetarianas, bem planejadas, podem fornecer benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças, evidências mostram que uma dieta vegetariana está associada ao menor risco de morte por doença cardiaca. Os vegetarianos também parecem ter níveis mais baixos LDL (mal colesterol), e menores taxas de hipertensão e diabetes tipo 2 do que os não vegetarianos. Além disso, os vegetarianos tendem a ter um menor índice de massa corporal (peso por altura) e menores taxas de câncer em geral. Por outro lado, também acompanho vegetarianos que não comem vegetais "de verdade", só comem arroz, batata, pães,...

Quais são carências que um vegano pode ter?
As dietas ovolacto e lactovegetarianas podem oferecer a vitamina B12 necessária ao organismo. Na dieta vegetariana estrita que não inclua alimentos enriquecidos com essa vitamina em teor adequado deve haver suplementação. Esse é o único nutriente que pode estar ausente na dieta vegetariana estrita. Caso o plano alimentar não seja bem estruturado, nutrientes como ferro, Zn e Omega 3, também vão precisar de uma atenção especial.

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1 Coríntios 6:12

Todas as coisas me são lícitas (comida, bebida), mas nem todas me convêm e NÃO ME DEIXAREI DOMINAR por nenhuma.